Espirro X Sono

o grande dilema

Antialérgico dá sono? - Claritin®

Considerações sobre uma das grandes questões da humanidade:

Antialérgico dá sono?

A ESCOLHA

O espirro é um dos mais frequentes sintomas da rinite alérgica. Quando ele aparece, geralmente não ocorre isoladamente, ele pode vir numa sequência de vários espirros, um atrás do outro (e que é chamado de “espirros em salva” ou “espirros paroxísticos”). E geralmente ele não vem sozinho, além dos espirros, quem sofre de rinite alérgica também apresenta sintomas como: coceira no nariz e nos olhos e coriza. Mas quase todo paciente com rinite alérgica já pensou, em algum momento, se vale a pena tomar remédio para esses sintomas. Um dos mais frequentes efeitos colaterais e que acontece com os medicamentos mais antigos para o tratamento da rinite é a sonolência. Aí vem o dilema: fico aqui, espirrando e fungando, ou tomo de vez o remédio e que pode me dar aquele sono?
Com o desenvolvimento de novos medicamentos o risco potencial de eventos adversos como a sonolência foram reduzidos. Fazem parte dessa nova classe os medicamentos os antialérgicos não sedativos (de 2ª geração), como o Claritin®.
Claritin® geralmente não causa sonolência.

Referência:
Bousquet J et al. Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma (ARIA) 2008 update (in collaboration with the World Health Organization, GA(2)LEN and AllerGen). Allergy. 2008 63 Suppl 86:8-160.
Bula de Claritin®.

Sintoma - Espirro Sintoma - Sono
Sintomas - Espirro e Sono
Como funciona um antialérgico

Como funciona um antialérgico

Os antialérgicos não eliminam a causa da alergia, que pode ser múltipla. Eles atuam sobre a resposta imunológica do corpo.
Quando o nosso organismo entra em contato com alguma substância, algumas pessoas com propensão à alergia podem apresentar uma resposta imunológica exacerbada e que por sua vez pode causar os sintomas como os da rinite alérgica (nariz escorrendo, espirros, coceira, etc).

Referência:
Pastorino AC. Revisão sobre a eficácia e segurança dos anti-histamínicos de primeira e segunda geração. Rev. bras. alerg. imunopatol. – Vol. 33. N° 3, 88-92. 2010

Manifestações da rinite alérgica - Claritin®

As manifestações da rinite alérgica acabam perturbando a nossa vida e é preciso tratá-las para retomar o equilíbrio. Os medicamentos antialérgicos podem ajudar com isso.

Referência:
Bula de Claritin®

Nada de soninho - Claritin®

É importante saber que os medicamentos antialérgicos que são usados para o tratamento os sintomas da rinite alérgica são classificados em anti-histamínicos sedativos e não sedativos. Os anti-histamínicos sedativos, como o nome diz, apresentam o potencial para causar mais sonolência, além de outros efeitos colaterais como a obstipação intestinal e a falta de concentração.

Segunda geração de antialérgicos anti-histamínicos - Claritin®

Já a segunda geração de antialérgicos anti-histamínicos age de forma diferente. Como eles não alcançam o sistema nervoso como os antialérgicos mais antigos, e tem um potencial bem menor para causar sonolência. Claritin®, por exemplo, pertence a essa 2ª geração, pois alivia a alergia sem os efeitos colaterais dos antialérgicos mais antigos.

Referência:
Pastorino AC. Revisão sobre a eficácia e segurança dos anti-histamínicos de primeira e segunda geração. Rev. bras. alerg. imunopatol. – Vol. 33. N° 3, 88-92. 2010.
Bousquet J et al. Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma (ARIA) 2008 update (in collaboration with the World Health Organization, GA(2)LEN and AllerGen). Allergy. 2008 63 Suppl 86:8-160.

LEIA A BULA
Efeitos do sono durante o dia - Claritin®

EFEITOS DO SONO DURANTE O DIA

Ingerir medicamentos que causam sonolência podem trazer também outras implicações, como a bronca do chefe. Além da possibilidade de ter as atividades do dia a dia reduzidas por causa da sonolência, a capacidade de concentração também pode ser prejudicada.

SAIBA MAIS

HORA DE DORMIR, DORMIR.

Espantar a alergia sem sentir sono de dia não significa passar a noite em claro. Claritin® geralmente não causa sonolência e não dificulta a chegada do sono.

Referência:
Bula de Claritin®