Glossário sobre alergias — Claritin®
livro aberto com flores entre páginas

Glossário sobre alergias

Veja a definição de termos comuns abaixo para entender melhor as conversas com seu médico sobre sua condição e sintomas alérgicos.

A

Ácaros

São causadores comuns de alergias perenes. Eles são seres microscópicos que vivem nas fibras dos travesseiros, colchões, cobertores e carpetes. Eles se alimentam de nossas células cutâneas mortas. A inalação de seus dejetos pode causar reações alérgicas, como coriza, espirros e congestão nasal.

Alérgeno

Substância que seu corpo percebe como corpo estranho e nocivo, iniciando uma reação alérgica.

Alergia

Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância geralmente inofensiva.

Alergias persistentes

Caracterizadas por uma resposta exagerada do sistema imunológico a certos alérgenos (consulte Alérgenos) normalmente encontrados dentro de casa, como esporos de mofo, caspas de animais de estimação, baratas ou ácaros de poeira (essas alergias também são chamadas de Rinite alérgicas persostentes). As alergias persostentes endem a durar mais do que as alergias causadas pela exposição aos alérgenos sazonais.

Alergias sazonais

Doenças crônicas caracterizadas por uma resposta exagerada do sistema imunológico a certos alérgenos comumente encontrados em áreas externas, como em pólens de árvores, gramas e de ervas ou esporos de mofo. Também são chamadas de febre do feno ou Rinite alérgica sazonal.

Anafilaxia

Resposta alérgica grave e potencialmente fatal que pode ser caracterizada por sintomas como pressão sanguínea baixa, dificuldade para respirar, vômitos ou diarreia, inchaço e erupções de pele.

Angioedema

Inchaço semelhante à urticária (erupções de pele), mas o inchaço ocorre abaixo da pele, em vez de ocorrer na superfície da pele. A angioedema é caracterizada pelo inchaço profundo que normalmente ocorre ao redor dos olhos e dos lábios e, às vezes, nas mãos e nos pés.

Anti-histamínico

Medicamentos que aliviam sintomas da alergia, como espirros, coceiras e coriza ao bloquear os receptores de histamina.

Anticorpos

Proteínas especializadas produzidas por leucócitos que circulam no sangue. Anticorpos procuram e atacam proteínas, micro-organismos, ou toxinas estranhas ao corpo para neutralizá-los. Eles fazem parte do sistema imunológico.

Antígeno

Uma substância, geralmente uma proteína, que o corpo percebe como um corpo estranho.

C

Caspas (de animais)

Crostas minúsculas que saem da pele de animais e ficam presas nos pelos do animal. As caspas flutuam no ar, pousam em superfícies e podem se juntar à poeira da casa. As caspas de gato são causadoras comuns de reações alérgicas.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, o tecido que reveste o interior da pálpebra. Se a causa for uma infecção bacteriana, ela é chamada de conjuntivite bacteriana. Se a causa for um a alergia, ela é chamada de conjuntivite alérgica.

Contagem de mofo

Medida da quantidade esporos de mofo existentes no ar de áreas externas. A contagem é relatada em grãos de esporos de mofo por metro cúbico de ar e se traduz em um nível correspondente: ausente, baixa, moderada, alta ou muito alta.

Contagem de pólen

Medida da quantidade de pólen existente no ar. As contagens são feitas em três tipos de pólen: de gramíneas, de árvores e de ervas. A contagem é relatada em grãos por metro cúbico de ar e se traduz em um nível correspondente: ausente, baixa, moderada, alta ou muito alta.

D

Dermatite

Inflamação da pele, devido ao contato direto com uma substância irritante ou devido a uma reação alérgica. Os sintomas podem incluir vermelhidão, coceira e, às vezes, formação de bolhas.

Descongestionante

Medicamento que diminui inchaço dos tecidos nasais para aliviar sintomas de inchaço nasal, congestão e de secreção mucosa.

E

Erupções de pele

Erupções de pele (também chamadas de urticária) são lesões que deixam a pele inchada, irritada e com pápulas e que aparecem por uma reação adversa do corpo a certos alérgenos. Elas podem aparecer em qualquer lugar do corpo, incluindo no rosto, nos lábios, na língua, na garganta ou nas orelhas.

F

Febre do feno

Consulte Alergias sazonais

H

HEPA (Filtro)

Um filtro de ar HEPA (partículas de ar de alta eficiência) remove partículas do ar forçando sua passagem por telas que contêm poros microscópicos para capturá-las.

Hipoalergênico

Produtos desenvolvidos para ter menores probabilidades de causar reações alérgicas.

Histamina

Uma substância natural liberada pelo sistema imunológico após sua exposição a um alérgeno. Quando inalamos um alérgeno, mastócitos localizados no nariz e na membrana sinusal liberam histamina. A histamina vai até os receptores de vasos sanguíneos próximos, fazendo com que eles dilatem. A histamina também se prende a outros receptores localizados em tecidos nasais, causando vermelhidão, inchaço, coceira, coriza e alterações nas secreções.

M

Mofo

Fungos organismos microscópicos que flutuam no ar como o pólen. Os esporos de mofo são causadores comuns de alergias e podem ser encontrados em áreas úmidas, como porões ou banheiros. Também são encontrados em áreas externas, como em gramas, pilhas de folhas, feno, humo ou debaixo de cogumelos.

P

Pólen

Substância porosa fina, tipicamente amarela, que consiste de grãos microscópicos liberados pela parte masculina da flor, chamada estame, ou pelo cone macho de árvores.

R

Rinite

Uma inflamação da mucosa que reveste o nariz.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma condição causada pela resposta exagerada do sistema imunológico a alérgenos de plantas, poeira, mofo e animais. Os sintomas comuns incluem espirros, coriza, olhos lacrimejantes e irritados e coceira no nariz e na garganta.

S

Sinusite

Inflamação dos sinos nasais causada por infecção bacteriana, viral ou fúngica, ou por alergias.

Sistema imunológico

O sistema de defesa do corpo que nos protege contra infecções e substâncias estranhas.

U

Urticária

Urticária (também chamada de erupções de pele) são lesões que deixam a pele inchada, irritada e com pápulas e que aparecem de repente. Ela pode ser resultado de uma reação adversa do corpo a certos alérgenos. Elas podem aparecer em qualquer lugar do corpo, incluindo no rosto, nos lábios, na língua, na garganta ou nas orelhas.

REFERÊNCIAS

  1. What Does 'Hypoallergenic' Mean? Accessed January 31, 2018.

caixa de comprimidos Claritin com 24 horas de ação

COMPRIMIDOS CLARITIN® COM 24 HORAS DE AÇÃO

Para aproveitar todos os melhores momentos da vida, basta um comprimido por dia, para alívio dos sintomas da alergia. Sem causar sono*

DICAS SOBRE ALERGIAS

filho soltando pipa com o pai em um campo verde

VIVENDO COM ALERGIAS

Aprenda a viver com alergias sazonais ou persistentes lendo um dos artigos e dicas para pessoas alérgicas.

*Nas doses recomendadas