A alegria de ter um animal de estimação em casa pode ser imensa; mas, para algumas pessoas, ela pode ser acompanhada de espirros, coceira, olhos lacrimejando e outros sintomas incômodos de alergia .
Se você é alérgico a animais de estimação, mas não quer abrir mão de ter um companheiro peludo, não se preocupe! Existem diversas dicas que podem te ajudar a minimizar os sintomas e conviver em harmonia com seu pet.
Como identificar alergia a animais de estimação?
O primeiro passo é ter certeza da alergia. Os sintomas, como espirros, coceira nos olhos, nariz entupido e dificuldade para respirar, podem ser confundidos com outras condições. Um alergista poderá realizar testes e confirmar se o seu pet é o culpado. Se a alergia for confirmada, nem tudo está perdido! Diversas raças de cães e gatos são consideradas hipoalergênicas, produzindo menos caspa e saliva, principais causadores das alergias. Entre as opções populares, estão:
- Cães: Poodle, Yorkshire Terrier, Maltês, Schnauzer, Lhasa Apso, Bichon Frise.
- Gatos: Cornish Rex, Devon Rex, Siames, Sphynx, Bengal.
Manter a casa limpa é fundamental para reduzir a quantidade de alérgenos no ar. Aspire tapetes e móveis com frequência, lave roupas de cama e cortinas regularmente, utilize purificadores de ar e mantenha o ambiente bem ventilado.
Os principais cuidados com o pet para evitar a proliferação de alérgenos
Alguns cuidados são necessários para evitar o gatilho de crises alérgicas:
- Banhe seu pet pelo menos uma vez por semana com shampoo hipoalergênico . Escovar o pelo do seu animal diariamente ajuda a remover pelos soltos e reduzir a quantidade de alérgenos no ambiente.
- Limpe as patas do seu pet após os passeios para evitar que ele traga alérgenos para dentro de casa.
- Se possível, impeça o seu pet de entrar no quarto da pessoa alérgica.
Alergia a pelo de gato: mito ou verdade?
Ao contrário da crença popular, o pelo de gato em si não é a causa principal da alergia. Os principais alérgenos são proteínas presentes na saliva, nas glândulas sebáceas e na urina do animal, que se aderem aos pelos e se espalham pelo ambiente. E os sintomas mais comuns da alergia a gatos são os mencionados anteriormente, como espirros, tosse, coceira, pele irritada, olhos lacrimejando e coriza.
Alergia é coisa séria: consulte o especialista
Consulte um alergista para confirmar o diagnóstico e receber orientação especializada. As orientações médicas são fundamentais para o melhor tratamento de alergias. Com um pouco de planejamento e cuidado, você e seu amigo peludo poderão viver juntos em perfeita harmonia!
Claritin ®: o maior aliado no combate aos alérgenos
Claritin® promove alívio aos sintomas causados por mais de 200 alérgenos diferentes. A marca de antialérgicos nº1 do mundo* tem ação mais rápida e mais eficaz por 24 horas sem causar sono** aos sintomas da rinite alérgica e urticária provocados por pólen , mofo , poeira, pelos de animais e mais. Basta um comprimido para uma vida ativa todos os dias.