Viajar com alergias não é impossível: veja como ter férias tranquilas

Para muitos, a ideia de uma viagem é sinônimo de aventura e descanso. No entanto, para aqueles que convivem com alergias, a simples perspectiva de viajar pode gerar ansiedade e preocupação. A exposição a novos ambientes e a uma variedade de alérgenos desconhecidos pode desencadear reações alérgicas inesperadas, comprometendo essa experiência.

Por outro lado, com um pouco de planejamento e as dicas corretas, é possível viajar com segurança e aproveitar ao máximo suas férias.

 

Preparativos para a viagem

A chave para uma viagem tranquila está na preparação. Antes de fazer as malas, reserve um tempo para organizar todos os detalhes e garantir que você esteja preparado para qualquer eventualidade.

Lembre-se de levar um kit de primeiros socorros com anti-histamínico e corticoides. Além disso, é importante informar a companhia aérea, o hotel e os restaurantes sobre suas alergias. Se possível, leve consigo um cartão com a lista de alérgenos em diferentes idiomas para facilitar a comunicação.

É sempre válido pesquisar sobre o clima e a vegetação do seu destino — especialmente se você tem alergia a pólen — e contar com um seguro de viagem que cubra emergências médicas, incluindo tratamentos antialérgicos.

 

Medidas preventivas: evite alérgenos em diferentes destinos

Na praia, use protetor solar e roupas de manga longa para proteger sua pele da ação do sol e do vento. Em regiões montanhosas, utilize máscaras para filtrar o pó e mantenha-se hidratado. Nas grandes cidades, tenha cuidado com as áreas de alta concentração de poluição e tráfego.

 

Dicas para evitar alergias em viagens de carro

Passe mais tempo dirigindo e menos tempo espirrando. Siga as dicas a seguir para reduzir a presença de causadores de alergias em seu veículo.

 

Cuidado com os alérgenos que ficam do lado de fora do carro

O uso do ar-condicionado é recomendado para evitar alérgenos que estão do lado de fora do veículo. Mantenha os vidros fechados e configure para recircular o ar e não trazer pólen para dentro. Além disso, não se esqueça de verificar e trocar o filtro de ar do carro com frequência.

O pólen que se acumula na parte externa pode ser transportado para dentro quando você encosta na lataria. Lave o carro com frequência para reduzir o acúmulo de pólen e mantê-lo brilhando como novo.

 

Mantenha o carro sempre limpo

Como o pólen entra no carro pelo ar e os ácaros de poeira podem grudar em suas roupas, passando para os assentos, alérgenos comuns podem se acumular rapidamente no seu carro. Passe um aspirador de pó nos assentos e tapetes do carro e não se esqueça de passar um pano úmido no painel, na direção, no console central e nos vidros do carro para minimizar o acúmulo de causadores de alergia.

Os esporos de mofo adoram roupas e toalhas molhadas deixadas no porta-malas, alimentos escondidos debaixo de assentos e bebidas que caíram nos tapetes. Reduza a formação de mofo limpando as áreas úmidas imediatamente.

 

Viaje sempre com tranquilidade

Viajar é sinônimo de novas experiências, mas para quem convive com alergias, pode ser um desafio. A mudança de ambiente, a exposição a novos alérgenos e o estresse da viagem podem desencadear reações inesperadas. É aí que o Claritin® entra em cena!

Claritin, proporcionando alívio rápido e duradouro de sintomas como espirros, coceira nos olhos e nariz e congestão nasal.

Confira mais dicas sobre como se prevenir de alergias e ter qualidade de vida

 

 CH-20241008-58