Voltar
Relógio Biológico: Já ajustou o seu?

Relógio Biológico: Já ajustou o seu?

Publicado em 05/01/2017

O ciclo circadiano (que vem do latim circa - cerca de e diem - dia), popularmente conhecido como relógio biológico, é um processo de nosso organismo que está relacionada com a nossa capacidade de alternar períodos de vigília (quando estamos acordados) com períodos de sono. Também é responsável por regular diversos processos químicos e biológicos do nosso organismo.

Segundo os pesquisadores desse assunto, esse “relógio biológico” pode variar de pessoa para pessoa, fazendo com que as necessidades de sono também variem entre elas. A quantidade de tempo que, para uma pessoa, significa dormir bem, para outra pode significar uma noite mal dormida.

Mas esse relógico biológico pode variar ao longo do tempo em uma mesma pessoa. Fatores como a variação da luz, temperatura, privação forçada de sono ou ainda dormir em horas inadequadas podem alterar esse complexo mecanismo que funciona como um verdadeiro marca-passo.

Se esse sistema não estiver adequadamente regulado você poderá notar modificações em relação aos momentos em que você usualmente estava mais disposto ou com vontade de dormir ou até modificações no humor. A área de pesquisa dedicada a estudar esse relógio biológico chama-se cronobiologia.

Procure ficar atento à presença da luz no final do seu dia: como ela é importante para a regulação do relógio, aqueles que vivem com a luz ligada por muito tempo depois do pôr-do-sol podem desajustar seus relógios biológicos. E a tecnologia também pode atrapalhar: luzes emitidas de monitores ou celulares podem influenciar na qualidade do seu sono. E dormir bem é uma boa maneira de enfrentar o dia a dia.

Referências:
Ropper A. Brown R. Sleep its abnormalities. Cap. 18. In Adams and Victor’s.Principles of Neurology. 8a edição.
Borbély AA et al. The two-process model of sleep regulation: a reappraisal. J Sleep Res. 1-13. (2016).