CLARITIN ® - A vida é melhor sem alergias
AsmaRiniteUrticáriaConjuntivite
 


A asma é uma doença caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, o que determina o seu estreitamento, causando dificuldade respiratória. Esse estreitamento é reversível e pode ser desencadeado por diferentes fatores. Ocorre em cerca de 10% da população. Asma tem o seu significado a partir do grego Asthma, que significa arquejamento, sufocante.

As vias aéreas são os dutos por onde passa o ar. Elas se iniciam no nariz e transformam-se em nasofaringe, laringe e traqueia. A traqueia divide-se em dois dutos, chamados brônquios direito e esquerdo, que levam o ar para os pulmões. Nos pulmões os brônquios se dividem várias vezes, dando origem aos bronquíolos e, por fim, aos alvéolos.

As vias aéreas são revestidas por uma mucosa, que nos asmáticos é hiper-reativa, ou seja, apresenta uma resposta inflamatória aumentada ou exagerada a substâncias ou estímulos estranhos com os quais entra em contato: poeira, pelos de animais, cheiros fortes, fungos (mofo ou bolor), pólen, fumaça, alterações climáticas, gripes e resfriados, ingestão de alimentos e medicamentos.


Sintomas

Quando ocorre exposição aos agentes que provocam alergia, as células de defesa da mucosa liberam substâncias inflamatórias que causam o inchaço, dificultando a passagem do ar. Isso gera os sintomas da asma: tosse, falta de ar, chiado (sibilos) e dor em aperto no peito.

A asma pode ser classificada em: asma intermitente, asma persistente leve, asma persistente moderada e asma persistente grave.

O diagnóstico é baseado nos sinais e sintomas que surgem de maneira recorrente.

No exame físico, o médico poderá constatar o chiado nos pulmões, principalmente nas crises da doença. Exames complementares auxiliam no diagnóstico.



Tratamento

O tratamento divide-se em duas fases: resgate e controle. Os medicamentos de resgate são utilizados nas crises de asma, para aliviar os sintomas de forma rápida. Os medicamentos de controle são utilizados diariamente de forma prolongada e para diminuir os sintomas e o número de crises.






Dicas Claritin

Tipos de Alergia

Alergia em casa

Desvendando os Mitos

Rinite




Alívio dos sintomas da alergia, não dá sono, dose única a cada 24 horas

CLARITIN - é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o farmacêutico. Leia a bula.